8 de agosto de 2008

Colorida Cochin (Kerala - India) - mai/08

Estou no deserto da Jordania ha 2 semanas!!! Que experiencia incrivel!!!! Vim para passar 2 dias e resolvi ficar 1 mes. Muito descanso, muito contato comigo mesma, com a natureza, muito calor... Estou amando!!! Meu acesso a internet aqui esta bem restrito, mas vou tentar atualizar o blog pelo menos uma vez na semana. Entao, vamos la, porque ainda estou relatando a India...!
...

De Allepey, em Kerala, onde eu passei alguns dias no Ashram da Amma, Eu e Lucy, minha amiga franco-americana, fomos juntas no trem ate Cochin e ali nos despedimos. Ela seguiu para Goa e eu desembarquei em Cochin. Esse lugar foi especial da chegada ate a partida. E' um lugar muito colorido, leve e gostoso, desses que nao da vontade de ir embora rapido. Fiquei 4 dias, caminhando pra cima e pra baixo, sempre meio sem rumo e meu programa favorito era caminhar pelo bairro mais pobre, completamente fora de qualquer roteiro turistico. A criancada fica louca quando ve estrangeiro, e todas vem conversar, fazer 1000 perguntas, pedir canetas e pedir para tirarmos fotos delas! Sao lindas, muito cheias de vida e de inocencia! Alguns adultos tambem me pararam para puxar conversa, convidar para um cha. Eles sao muito abertos, siimpaticos, interessados. O nivel de escolaridade em Kerala e' bem alto e da pra sentirmos a diferenca.

Kerala e' um estado comunista democratico e o sistema la parece que funciona bem! Um exemplo interessante a ser analisado...

Caminhar pelas inumeras lojas de temperos, especiarias e cereais, montadas em antigos e coloridos casaroes portugueses, e' uma volta ao tempo, com tudo exposto na frente das lojas e vendido a granel. Lindo!

A paisagem mais tipica de Cochin sao as redes de pesca chinesas, na beira da praia. E um sistema de pesca tradicional bem interessante, que infelizmente esta morrendo aos poucos. Perto da praia, ao por do sol, tambem apareciam varios golfinhos nadando...!!!

Assisti a um show de musica classica indiana, com instrumentos tipicos de Kerala, parecidos com a tabla e a citara. O sistema de notas musicais e marcacao do som indianos sao completamente diferentes do nosso, absolutamente complexos. E' interessante assistir como eles sempre marcam o som, batendo a palma da mao para baixo e para cima.

Um dia fui a um campo, num vilarejo a 70km de Cochin, onde eles dao banho nos elefantes todas as manhas, num rio. Foi a coisa mais linda e eu dei banho neles tambem!!! Eles escovam os elefantes com casca de coco. Nesse vilarejo, eles estao reproduzindo os elefantes para solta-los depois na mata, na idade certa!!! Tinham alguns filhotes tomando banho! Depois fui tomar banho de rio num lugar lindo, com varias cachoeiras (baixinhas, quase corredeiras, mas lindas!). E o detalhe e' que tive que entrar na agua exatamente como eu estava vestida, de calca e vestidao de manga comprida. Ve se tem logica isso, os homens entram na agua de cueca, nao e' nem calcao de banho, e' cueca mesmo, as mulheres, totalmente vestidas...

A culinaria de Kerala e' deliciosa, com muito coco misturado na comida ou chutney de coco acompanhando. Sem falar das dosas maravilhosas, uma massa finissima e crocante, que comemos com molhos e chutneys. Isso e' tipico de todo o sul da India, mas e' especialmente gostoso em Kerala. Da agua na boca so de lembrar.

Kerala tambem e' o estado da medicina ayurvedica e fui experimentar uma massagem e, finalmente, o shirodara, aquela terapia onde o paciente fica deitado com oleo medicinal pingando na testa. A massagem foi boa mas oleosa demais para o meu gosto. Prefiro disparado a tailandesa. Mas o shirodara... sai de la praticamente flutuando... E' bom demais!!! E, como tratamento em si, devem ser feitas pelo menos 5-7 sessoes para que realmente possamos sentir o efeito. Mas, deu pra sentir o potencial dessa terapia maravilhosa, especialmente indicada para casos de ansiedade e stress, mas nao pra todo mundo, ja que a ayurveda tem um tipo terapeutico especifico para cada tipo bio-psico-fisico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adri,
Eu me sinto realizada em suas realizações.
Mande o máximo de notícias possíveis e, muito, muito, muito sucesso em sua viagem.
Beijos,
Irene

Anônimo disse...

Gostaria de estar ai com vc. participando destas incríveis experências.
Saudades,
Irene