16 de julho de 2008

Pelos Canais de Kerala - India (mai/08)

Alleppey e’ a porta de entrada para os famosos passeios de barco pelos inumeros rios e canais de Kerala. Eu e Luci tentamos, no primeiro dia, fazer um pequeno passeio com o barco do transporte local mas, com a dificuldade de comunicacao, nao conseguimos encontrar o barco certo.

No dia seguinte, fomos a Marari beach, uma praia maravilhosa, ainda nao descoberta pela massa turistica. Areia branca, inumeros coqueiros, um paraiso!

No terceiro dia, finalmente, fizemos nosso tao esperado passeio pelos canais. Peter, meu amigo Bollywoodiano, se juntou a nos. Ao inves de escolhermos um dos grandes, lindos e poluidores barcos-casa, onde as pessoas fazem o passeio e dormem por uma noite no barco, optamos por um passeio de canoa, que nos levou aos pequenos canais, impossiveis de serem explorados por grandes barcos. Passamos por pequenos vilarejos, com criancas brincando e pedindo canetas (Kerala e’ um estado com otimo indice de alfabetizacao e la as criancas pedem canetas a inves de dinheiro! Lindo!), mulheres lavando roupas e loucas, bufalo d’agua e muito mais.

Nossas fartas refeicoes foram na propria casa do Sr. Kunjanchan, nosso guia, uma estranha figura que as vezes comecava a rir sem qualquer motivo aparente, talvez nos achando loucos de pagarem 500 rupias para trabalhar pesado, remando a canoa dele por varias horas!

No caminho, fizemos uma parada para o Sr. Kunjanchan nos apresentar a cerveja de coco, bem tipica da regiao. O sabor era estranho, nem boa nem ruim. Tinha um pouco de gosto de pao encharcado, com uma leve fermentacao e o teor alcoolico ainda nao estava alto, precisava de uma um ou dois dias fermentando. Mas, entrou como um interessante dado da pesquisa etilica dessa viagem!

Na manha seguinte, nosso pequeno e recem formado grupo se dissolveu, cada um seguindo seu proprio caminho rumo ao norte, na esperanca de nos encontrarmos la por cima mais uma vez.

Nenhum comentário: