11 de julho de 2008

Amma - The Hugging Mother - India (abr/08)

Amma e’ uma dessas pessoas que dedica a vida em prol do bem estar alheio. Ela sentiu o chamado desde crianca e e’ reconhecida internacionalmente pelos milhoes de abracos que distribui pelo mundo. A intencao e’ espalhar amor e levar consolo `a dor alheia. Alem disso, ela tem inumeros projetos sociais, ja construiu milhares de casas, varias escolas, hospitais (inclusive um ayurvedico de primeira linha), etc., e suas atividades nao param.


Visitei o Asharam dela em Kerala, no sul da India, localizado num lugar maravilhoso, uma estreita peninsula entre um rio e o mar, o qual, inclusive, foi inundado pelo Tsunami de 2004. A participacao dela na recuperacao da regiao foi importantissima.


Meu timming foi perfeito, porque ela viaja muito e passa pouco tempo no Ashram, mas cheguei para receber seus dois ultimos dias de abracos em Kerala, ate agosto.


O Ashram e’ enorme, sao cerca de 3.000 residentes, entre indianos e gringos. E a quantidade de gente que vem receber seu abraco e’ inacreditavel. A energia dela e’ forte, da pra sentir `a distancia. Mas, o abraco em si e’ tao rapido, por causa do numero de pessoas nas filas, que eu nao consegui sentir nada. Ja virou praticamente uma “industria do abraco”, e eu me pergunto se isso faz algum sentido dessa forma... Nos dias mais movimentados, ela passa 11-12 horas dando abracos, sem parar nem para comer. Apesar disso, no primeiro dia, logo em seguida ao abraco, quando eu me sentei, senti uma sensacao bem forte, como uma explosao de energia na regiao do estomago e do plexo solar. Entao, saindo do mental e ficando so no campo das sensacoes, da energia que ela espalha, talvez tenha efeito sim.


No segundo dia, o abraco foi mais longo e menos mecanico, o dia estava mais tranquilo, e minha sensacao foi na regiao do 3o olho. Essa vez foi bem mais forte, cheguei sem expectativas e me surpreendi!


Ao final da sessao, uma mulher de familia muito rica trouxe inumeros presentes para a Amma. Ela comecou lavando os pes da Amma, com iogurte, depois agua de rosas, com petalas e tudo mais. Depois, presentou-a com um sari muito fino e adornou-a com brincos, pulseiras, tornozeleiras, colares, todos enormes e de ouro, alem de ter levado muita comida. Impressionante! Muito ego de ambas as partes, para o meu gosto… Mas, pelo menos os presentes que ela ganha sao todos (supostamente) convertidos em dinheiro e destinados aos inumeros projetos de caridade que ela toca. Ha uma certa controversia quanto a isso mas, ainda assim, seja tudo convertido ou nao, ela tem feito muita coisa importante entao, esta valendo!


La conheci duas pessoas incriveis, a Luci (franco-colombiana, que mora nos EUA) e a Regina (holandesa). Desde que nos conhecemos nao nos desgrudamos umas das outras, e Luci seguiu viagem comigo, para Alleppey, ainda em Kerala.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Dri, distribuir abraços é legal. Onde ela arranja tanta energia? Ainda estou sob forte influência do "jeitinho americano de viver", que tal montarmos no Brasil uma indústria do abraço. Pode ter abraço quentinho prá quem tem frio, geladinho prá que tem calor, apertadinho pros carentes, com swing pros descolados, crocante prá quem tem fome, etc, etc, etc...

Yara Campos disse...

OLà. Que legal que você foi ao Ashram da Amma! OLha só, aquilo que você viu (os presentes, o sari, as comidas), Não são na realidade presentes. Aquilo é um Ritual de Adoração ao Guru. E é verdade sim que tudo o que Ela ganha , depois é revertido para as obras sociais Dela na Índia, que são muitas. Mas, que experiência bacana!

Yara