28 de abril de 2008

Chiang Mai - Tailandia - mar/08

Chiang Mai e' uma cidade grande com cara de pequena. Eu nunca imaginei que fosse gostar tanto de passar 2 semanas numa cidade com 1 milhao de habitantes. Mas a sensacao que da' e' dela ser realmente muito menor e a quantidade de coisas para fazer e' tao grande que eu acabei nao fazendo tudo que planejei...

La, eu e Julinho nos demos merecidas ferias, depois de 6 meses grudados, e, apesar de estarmos na mesma cidade, ficou cada um por si.

Passei dias deliciosos por la' e outros nem tanto assim... Mas, como nao podemos mudar o passado, o melhor a fazer e' concentrar no agora, a unica coisa que existe, e que esta' muito bom!

A prostituicao e o turismos sexual na Tailandia sao problemas serissimos. A quantidade de estrangeiros andando pelas ruas com prostitutas e' assustador, ambos de todas as idades. Existem, ate' mesmo, sessoes inteiras nas livrarias dedicadas ao assunto, desde romances ate' serias pesquisas sociologicas.

Imagino que Chiang Mai tenha uma das maiores concentracoes de templos budistas por metro quadrado da Tailandia, senao a maior. Eles sao lindos e a paz que sentimos la dentro e' enorme, principalmente durante os "chanting" dos monges, quando eles se reunem para cantar mantras.

A cidade e' muito famosa pelo artesanato local e os mercados e feiras atraem gente de todo canto, principalmente a de domingo. Eu nunca vi uma feira tao grande. Acho que deixa a de BH ebm pra tras... O mais bizarro dessa feira foram, sem duvida, os insetos fritos! E' cada um mais nojento que o outro mas... eu nao podia ir embora sem passar por essa experiencia! Entao, la' fomos, eu e mais duas amigas, todas bem corajosas, provar nosso primeiro inseto frito! Escolhemos o menos pior, um louva-Deus, e... sabe que nao e' ruim?!!! Tinha gosto de fritura, de molho de soja... =)

Chiang Mai tambem oferece varios cursos de massagem tailandesa e eu acabei fazendo dois. Um mais concentrado na cabeca e rosto mas, por ser um sistema holistico, tambem inclui ombros, bracos e costas (alem de um tratamento facial; um luxo!) e o outro curso foi de massagem com compressa quente de ervas, deliciosa! Adorei! Minha primeira cobaia, uma italiana que eu conheci la, ficou feliz da vida!

Tambem fiz um curso de culinaria tailandesa!!! Hmmm... Maravilhoso! Foi numa fazenda de organicos, com produtos super saudaveis, sem glutamato monossodico, o que e' meio dificil por aqui. Cada prato que fizemos era mais gostoso que o outro e eu queria ter conseguido comer pelo menos metade do que cozinhamos...

Eu tambem fiz um trekking de 2 dias e um retiro de meditacao budista, mas isso eu vou descrever em posts independentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

hum, hum mesmo! com essas comidas e massagens Tailandesas!!!
Beijooo
Camila