5 de abril de 2008

Indonesia - fev/08

Depois de uma rapida passagem por Perth, na Australia, onde fomos visitar o primo do Julinho, embarcamos para a Indonesia.

A chegada na Asia, depois de 5 meses no "primeiro mundo", nos trouxe de volta a uma realidade que tanto conhecemos, sujeira nas ruas, criancas pedintes, mas tambem, um calor mais humano. Os indonesios sao abertos, simpaticos, receptivos e adoram ver os gringos se arriscando na lingua local.

O transito e' uma loucura. As ruas sao estreitas e totalmente tomadas por motocicletas, que aparecem na nossa frente vindas de todas as direcoes! Apesar disso, nao se ve acidentes de transito... E' impressionante. So os gringos, com arranhoes e machucados por toda parte..., inclusive nos! (nada serio...)

Passamos uns dias na ilha de Bali e depois em Gili Air (post dos dias 9, 22 e 23/2).

De la, fomos para Yogyakarta, na ilha de Java, onde visitamos os templos de Prambanam e Borobudur. Prambanam e' o maior complexo de templos hindus da ilha de Java, com seus principais templos dedicados a Shiva, Vishnu e Brahma. E' uma pena o enorme estrago causado ali por um terremoto recente e eles estao agora em processo de restauracao. Ja o templo de Borobudur (www.borobudurpark.com), e' um templo budista, e um dos maiores monumentos do sudeste da Asia. Ele e' inteiramente trabalhado, possuindo cerca de 1500 paineis narrativos, ilustrando os ensinamentos budistas, cravados em pedra, na sua estrutura externa, e 432 imagens de Buda ao seu redor. E' maravilhoso!

Yogyakarta possui um sultao! Entao, tambem fomos conhecer o seu palacio, que e', praticamente, uma cidade murada dentro da cidade. La dentro, facilmente nos esquecemos do caos, barulho e transito do lado de fora. E' bem interessante. Os trabalhadores moram la dentro e se vestem com roupas tradicionais.

A cidade tambem e' famosa pelos seus batiks e nos assistimos e aprendemos um pouco sobre o seu processo de producao. E' bem trabalhoso e verdadeiramente artistico; lindissimo!

Nenhum comentário: