30 de abril de 2008

Retiro de Meditacao Budista - mar/08

Alguns templos de Chiang Mai tem um programa bacana chamado "Monk Chat", um bate papo com monges do templo. Foi muito interessante , 2h de conversa personalisada com um ou mais monges.

No dia seguinte, fui para um retiro de meditacao de 2 dias, no mesmo templo. Muitas coisas interessantes foram ditas e praticamos varias tecnicas (sentados, caminhando, deitados, etc.), para que cada um pudesse se identificar com pelo menos uma. Vou fazer um resumo do que eu mais gostei das falas dos monges. Nao e' nada diferente do que ja sabemo. Mas acho que e' exatamente vivendo e praticando a simplicidade que alcancamos a paz.

- A nossa experiencia deve ser nossa guia, nossa mestra, e ela e' formada em 3 passos: aprendizado, compreensao e pratica.
- Para vivermos em paz, devemos: 1) nos perdoar por todos os nossos erros e, logo em seguida, esquece-los. 2) perdoar os outros. Nao podemos mudar o passado, entao nao adianta nos apegarmos a ele. Mas, podemos mudar o presente, Hoje, Agora! Nos atermos ao futuro tambem e' fonte de sofrimento, de frustacoes, se as coisas nao saem exatamente como planejamos. Entao, devemos nos manter no presente!
- Meditacao e' focar a mente em apenas uma coisa, seja qual for. Uma tecnica simples que eles usam e' contar, com toda a atencao no ato de contar, em cada numero, as contas de um colar, mais ou menos parecido com o terco catolico. E' simples e da pra fazer em qualquer lugar, a qualquer momento.

Trazendo essa atencao no agora para nossa vida diaria, o objetivo e' prestar atencao em TODOS os nossos atos, todo o tempo. Nao devemos fazer nada automaticamente, desde o levantar, lavar o rosto, tomar nosso banho sentindo a agua, o perfume do sabonete, com a atencao 100% presente em cada ato, ate comer, trabalhar e tudo mais. Se conseguirmos manter nosso foco ali, eliminamos o nosso falatorio mental, que e' fonte de infelicidade e suga nossa energia, sem que nos demos conta disso. Sobre isso fala um livro que estou lendo: O Poder do Agora. Mal comecei a ler mas ja deu para sentir o livro e ja posso recomenda-lo a todos. O autor e' Eckhart Tolle. E' um best-seller que ja mudou a vida de muita gente.

Outra coisa fundamental, claro, e' a pratica da meditacao diaria. Se comecarmos com 5 min. pela e 5 min. `a noite ja e' suficiente. Com o tempo, sentiremos vontade de alargar esse tempo.

E, por ultimo, eles sugeriram que todas as manhas, ao acordarmos, programemos nosso dia com uma frase, por exemplo, "hoje eu serei calmo e paciente". Antes de dormirmos, fazer uma revisao do dia para vermos se conseguimos manter nossa programacao. Com o tempo e a pratica, nos lembraremos da programacao ANTES de descumpri-la, quando passamos a ter controle dos nossos atos.

Entao, vamos `a pratica!

Um comentário:

Unknown disse...

Legal Dri, vou praticar para sair do automatismo que me envolve. Valeu!!!!!!!!!!1