8 de abril de 2008

Kuala Lumpur - Malásia - fev/08

Fizemos uma passagem relâmpago por Kuala Lumpur, apenas como portao de entrada da Indonésia para a Tailândia. À primeira vista, a cidade parece uma metrópole americana. É super moderna, cheia de arranha-céus, cores e luzes. Mas, quando andamos pelas suas ruas menos comerciais, passamos pelos fundos dos restaurantes e das casas, nos lembramos imediatamente que estamos na Ásia, e nao é difícil cruzarmos com um ratinho nesses locais!

O islamismo praticado aqui é bem mais rígido do que na Indonésia. As mulheres têm que cobrir braços e pernas inteiras, e nao somente ombros e joelhos, e o véu deixa só o rosto de fora, cobrindo toda a cabeça e pescoço. A maioria das turistas estrangeiras que vemos andando pelas ruas nao se importam com isso e se vestem como se estivessem em casa. Eu, na tentativa de respeitar a cultura local, quase desintegrei e derreti de tanto calor, por mais finas que fossem a calça e a manga comprida (nao, ainda nao adotei a cultura do véu...) Prá uma pessoa calorenta como eu, essa tem sido uma questao complicada aqui na Ásia. Mas, o jeito é me adaptar...

A imagem ao vivo de mulheres usando burca é absolutamente chocante e triste. Vi algumas nas ruas.

Tentamos subir nas Petronas Towers, uma das torres mais altas do mundo, mas, os ingressos já estavam esgotados. Entao, acabamos subindo na torre de telecomunicaçoes, a torre Menara, que tem uma vista linda da cidade, inclusive das próprias Petronas. A troca acabou sendo ótima!

Kuala Lumpur é um paraíso dos eletrônicos. Encontra-se de tudo, por preços muito mais baixos do que em outros lugares. Fomos a um shopping, com vários andares, só com eletrônicos. Impressionante.

De lá, pegamos o ônibus rumo ao sul da Tailândia.

Um comentário:

Anônimo disse...

FINALMENTEEEEEEEEEEEEEEE!!! Só hoje, aqui em bsb, consegui parar na frente do computador para me atualizar na vida de dridrilararí! hahahahahah
Mas tá cidadã do mundo demais né menina?! Quero ser que nem vc qdo eu crescre... e já tô correndo atrás pra crescer logo viu!?
Vou escrever um e-mail/carta daqueles pq é muita coisa pra contar já!
Bjus bjus bjus!