4 de maio de 2008

Trekking em Chiang Mai - mar/08

Chiang Mai e' uma cidade famosa por tantas razoes e trekking e' uma delas. Eu sai para um trekking de dois dias e uma noite ao sul de Chiang Mai. O grupo de 11 pessoas era bem bacana e o guia uma piada.

Primeiro paramos num mercado local, para o guia comprar nossa comida. Mercados sao experiencias unicas! De la, fomos fazer um passeio de elefantes. Essa parte foi bem ruim, nao gostei nenhum pouco. Os elefantes pareciam todos tristes e mal tratados. Tambem nao gostei da energia dos guias dos elefantes. Esses animais levam uma vida miseravel e entediante para que os turistas possam se divertir... (se e' que aquilo possa ser chamado de diversao). Sai de la com uma sensacao ruim e pesada, como se tivesse absorvido um pouco da tristeza daqueles elefantes.

Mas, nada como uma trilha para dissipar qualquer energia pesada. Fizemos 2hs. de trilha, com uma parada numa cachoeira. O lugar era bem bonito. No inicio, a vegetacao me lembrou muito o Cerrado, so que mais retinho. Depois, ela ficou bem diferente, com muito bambu, super linda tambem! A trilha foi quase todo o tempo morro acima. Ufff...

Nosso acampamento era numa area da comunidade Karen, uma das Hill Tribe Villages, as comunidades tradicionais da Tailandia. Antes de vir, eu tinha ouvido de uma pessoa que essa nao era a forma que ela queria conhecer essas comunidades, ou seja, de forma turistica. Fiquei com isso na cabeca, mas decidi vir ainda assim, pois era minha unica chance de conhece-los. E foi maravilhoso! A experiencia e o momento somos nos que fazemos! Estavamos no acampamento e chegou um pequeno grupo para vender seus produtos. Ninguem estava a fim de compras e nao deram muita bola. Entao, uma mulher estava indo embora e eu me aproximei para conversar. Ela estava com a filhinha, linda, e, pouco tempo depois, ja estavamos numa pequena roda conversando, eles nos ensinando a tocar uma flauta deles, uma japonesa brincando com a menininha e foram momentos magicos!

A noite foi gostosa e divertida, de jogos e conversas em volta da fogueira. Dormimos em cabanas bem rusticas mas super bem cuidadas, eles eram muito caprichosos. E, ahhh, que delicia que e' amanhecer no mato, ouvindo so os passaros, as galinhas, os porcos...! Eu estava com saudades disso.

De manha, fomos a uma cachoeira linda, que deixou todo mundo com a expressao leve e um sorriso no rosto! E continuamos nossa caminhada, bem mais suave e tranquila, pelos bambuzais, ate a vila de uma outra comunidade, onde almocamos e fizemos um "bambu rafting". Foi divertido e completamente refrescante. Saimos todos encharcados.

`A noite, sai para jantar com uns franceses e canadenses que conheci no passeio e de la, fomos ao Night Bazar, uma mega feira que acontece la todas as noites, onde encontramos um pouco de artesanato local e muito produto falsificado, de roupas e bolsas a relogios e DVD's, etc. E' a "Feira do Paraguai" tailandesa. Mas aqui, os precos sao inacreditavelmente baixos. Nao resisti e comprei o produto mais tradicionais de Chiang Mai para o Joao Pedro - tradicional pelo seu barulho - Tati e Gustavo, preparem-se! ahahahaha...