2 de maio de 2008

Meu Amigo Monge - mar/08

No dia que eu voltei do meu retiro de meditacao, eu estava caminhando por Chiang Mai e fui atraida por uma placa que indicava um templo budista. Chiang Mai e' lotada de templos mas senti um chamado para seguir essa placa, o que me levou a um encontro muito especial. Por fora, o templo era lindo, mas encontrei-o fechado. Apos uma decepcao inicial, eu estava tirando fotos, quando um monge veio conversar comigo. Ele falou que estava sem a chave, senao teria aberto o templo para conhecer. Conversa vai, conversa vem, ele perguntou se eu estava com tempo livre e se queria me sentar para conversarmos mais, assim ele poderia praticar o ingles. No final das contas, ficamos umas 2 horas conversando.

Ele e' do Laos, tem 19 anos e e' um monge novico desde os 11 anos. Tem uma cabeca muito bacana, uma forma de encarar o budismo, sem radicalismo, que eu gostei muito.

Foi muito interessante tirar o mito sobre os monges. Principalmente porque existe todo um codigo de conduta no budismo (pelo menos naquele praticado na Tailandia), no que toca `as mulheres, o que acaba criando um certo tabu. As ideias dele sobre esse aspecto tambem sao muito interessantes, para quem o problema esta apenas na intencao de cada um.

Tanto na Tailandia quanto no Laos, muitos deles se ordenam como monges muito jovens mas, sao adolescentes como outros quaisquer. Muitos apenas completam os estudos como monges e depois largam, ja que as familias nao teriam como prover uma boa educacao de outra forma. Mas varios realmente se encontram no budismo e decidem seguir a vida monastica.

Essas 2 horas passaram rapido. O papo foi interessantissimo e abrangente. Conversamos sobre tudo! Foi muito engracado, nunca imaginei bater um papo tao aberto com um monge. Mas, eles tambem morrem de curiosidade sobre a vida mundana, claro!

Foi um encontro realmente especial e no fim, ate trocamos e-mail, e agora estamos nos escrevendo com frequencia! Comedia...

Nenhum comentário: