7 de maio de 2008

Uma Critica Budista - mar/08

Saindo de Chiang Mai, passamos por Chiang Rai, uma cidade mais ao norte da Tailandia, para conhecermos o templo mais inusitado e interessante que eu ja vi. E' o Wat Rong Khuan, idealizado e construido por um famoso artista tailandes, Chalermchai Kositpipat.

Por fora, ele e' todo branco, rodeado por agua, que causa um reflexo maravilhoso, e' ricamente trabalhado e lotado de simbolos. Teria sido otimo ler um pouco sobre essa simbologia antes de visita-lo. Por dentro, suas paredes traseiras sao pintadas em uma critica ferrenha ao estilo de vida moderno, o consumismo, capitalismo, producao de lixo, superficialidades, falta de valores, guerras, terrorismo. Tudo isso e' feito de forma muito direta, com imagens de Nova York, Pepsi Cola (la', a Pepsi e' maior do que a Coca), telefones celulares, prostitutas, armas, ate' George Bush e Bin Laden, coisas inimaginaveis de se ver dentro de um templo. Contrastando com essas figuras, serenas e pacificas imagens budistas foram pintadas na parte dianteira do templo, mostrando que existem saidas para as loucuras do mundo moderno.

Quero deixar aqui os meus parabens aos monges responsaveis por essa obra, por sua coragem, inovacao e atitude, e ao artista, pela criatividade, beleza e autenticidade do trabalho.

2 comentários:

Ariadni Lamar Speciale disse...

Oi borboleta querida. Saudades. Não consegui ver as fotos. Dá erro na página. Depois tento novamente.
Estou adorando suas andanças. Inveja... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fiz um blog entusiasmada com o seu. Estou tentando contar a minha vida com os gasto que passaram por aqui. Se tiver tempo dá uma olhadinha. Está parado porque estou escrevendo outra coisa em outro projeto. Mas volto logo.
http://arieosgatos.blogspot.com/
beijocas andarilhas
te amo muito

Ariadni Lamar Speciale disse...

Em tempo queridissima. Concordo contigo sobre o templo. Vi imagem dele em uma revista e depois pesquisei na internet. É belíssimo. Principalmente o trabalho com espelhos nas paredes externas que refletem a luz e a água. Pena que na internet não tenha detalhes das imagens críticas do consumismo. E o templo ainda está em construção. Na matéria diz que provavelmente fica pronto em 2010.
beijocas andarilhas