13 de março de 2008

Hawai'i - EUA - dez/07.

O Hawai'i e' um arquipelago inteiramente formado por atividade vulcanica. Alguns vulcoes ja' estao inativos mas varios continuam em plena atividade. Inclusive, tem mais uma ilha sendo formada, que ja' tem ate nome (que eu nao me lembro agora...) Na Big Island, que foi a ilha que nos visitamos, esta' sendo esperada uma mega erupcao a qualquer momento.

A historia deles, como acontece em qualquer caso de dominacao de um povo sobre o outro, e' triste. Em 1959, sem qualquer resistencia hawaiana, o Hawai'i passou a ser mais um Estado americano. Os hawaianos se subjugaram pacificamente e hoje trabalham (e dancam Hula-Hula) para os seus invasores... Claro que a relacao entre eles nao e' nada harmoniosa e os hawaianos (os trabalhadores, pelo menos) nao tem uma expressao feliz.

Primeiro, nos fomos para Honolulu e ficamos no famoso bairro Waikiki, na casa de um amigo do Julinho. E' bonito, mas e' cidade grande... Visitamos o Diamond Head, um vulcao inativo, com uma vista linda da cidade.

Tambem fomos a Waimea e Sunset Beach, umas das praias de surf mais famosas do mundo. Estava tendo um campeonato mundial de surf e nos assistimos a final! O Brasil nao levou o titulo por muito pouco. O carioca Leonarno Neves perdeu a lideranca nos ultimos 2 minutos da competicao. Uma pena. Mas, ganhamos o 2. lugar e deu pra' comemorar. O Hawai'i levou o trofeu.

De la, fomos trabalhar numa fazenda de producao de sucos Noni, uma planta medicinal nativa (que parece ser mesmo muito boa para algumas coisas, mas nao essa panaceia propagada no Brasil). Fomos por um programa chamado WWOF (World Wide Opportunities on Organic Farms - www.wwoof.org), pelo qual as pessoas trabalham como voluntarias nas fazendas de producao de organicos afiliadas, por volta de 2 a 5h/dia, dependendo da fazenda, e ganham o aprendizado, alem de hospedagem e alimentacao. E' super interessante. Nessa fazenda nos aprendemos praticamente todo o processo de producao do suco, desde a planta no pe' ate' o engarrafamento.

A galera de la' fazia parte de uma forte comunidade Hare Krishna e nos fomos a alguns encontros deles. Eles se reunem varias vezes por semana, para cantar e assim louvar a Krishna, alem de estudar, debater, etc. E esses encontros sempre terminam com um super jantar vegetariano, fartissimo, delicioso! Muito reconfortante depois de 3hs de trabalho puxado. E' interessante tambem que faz parte do louvor deles oferecer esses jantares para a comunidade. Entao, 1 vez por semana, o encontro e' aberto ao publico em geral e, na alta estacao, eles chegam a alimentar 200-250 pessoas de graca. Incrivel!

No final de semana, nos fomos surfar e eu me arrisquei numa prancha pela 1a vez. Que coisa mais dificil! Fiquei so' na tentativa mesmo...

Mas, nao ficamos muito tempo nessa fazenda. Estava chovendo muito e nossa acomodacao (um onibus adaptado!) nao estava boa. Entrava muita agua e fazia muito frio e isso, definitivamente, nao combina com a imagem que eu tinha do Hawai'i.

Fomos, entao, para uma fazenda de frutas, a Kumo Aina. Foi maravilhoso! O servico era mais leve, so' 2h/dia e mais prazeroso. O lugar era lindo, as frutas deliciosoas e algumas eram muito exoticas. O esquema da fazenda era bem natural: ela esta aos poucos se adaptando para se tornar uma fazenda permacultural, que, em pouquissimas palavras, e' um sistema de producao sustentavel bem interessante. A fazenda tinha energia solar, banheiros secos, chuveiros ao ar livre, tudo do jeito que eu gosto!

A Big Island tem climas opostos em cada lado da ilha. No lado que ficamos a maior parte do tempo, chove praticamente todos os dias e ha' uma abundancia de verde, de vida, de biodiversidade, com uma floresta tropical maravilhosa. E arco-iris, varios, todos os dias!!!! O outro lado e' seco e ensolarado, onde fomos curtir alguns dias de merecido descanso!

Na volta, dia 24/12, fomos passar o Natal com o pessoal da primeira fazenda, numa celebracao Hare Krishna! Foi, sem duvida, o Natal mais diferente da minha vida! E no dia 25/12, partimos para a Nova Zelandia.

Nenhum comentário: