22 de fevereiro de 2008

Bali - Indonésia - fev/08

Bali é um festival de cores e sabores! Apesar da Indonésia ser predominantemente islâmica, Bali é hinduísta e os templos e devoções estão por toda parte. A religião faz parte do dia a dia deles e há todo um ritual de oferendas de flores, arroz, incenso, que são colocados na frente de cada cômodo das casas, das casas em si, das lojas, nos carros, motos, etc.

A culinária é deliciosa! Legumes com molho de amendoim, peixe cozido na folha de bananeira, hmmm...!

Passamos rapidamente por Kuta, cidade onde aconteceu o atentado de 2002, quando explodiram uma bomba na frente de uma casa noturna, matando muita gente. Se nao fosse pelo barulho, pela loucura do trânsito e pelas oferendas na frente das lojas, em alguns lugares dá prá esquecermos que estamos no Oriente. Está aí um grande exemplo de turismo devastador... Saímos de lá o mais rápido que pudemos e fomos para Ubud.

Se Bali como um todo já é um local famoso pela sua arte, imaginem Ubud, que é considerado o centro artístico de Bali. A arquitetura é interessantíssima. Em Bali, cada casa tem o seu templo, mas em Ubud muitas casas possuem complexos de templos. Nos hospedamos numa pousada assim! Os trabalhos com pedra e madeira talhada também se destacam na região, tudo muito lindo!

Fizemos um passeio bem gostoso de bicicleta pelos arredores da cidade, com seus inúmeros arrozais, até errarmos o caminho e saírmos no meio de um "enxame" de motocicletas, carros, barulho e muita poluição. Credo!

Um comentário:

Caridad Romero Mendizabal disse...

Oi amadinha, gracias por nos permitir viajar junto contigo!!!
Beijokas,
Caridad