7 de fevereiro de 2008

Flora - EUA - set/07

Assim que pousamos em Dallas, eu e Julinho nos separamos. Ele foi encontrar a família do intercâmbio dele, na Califórnia, e eu, a minha, em Flora - Illinois.

Foi muito bom rever a Brenda, minha "mãe americana", e ver que o tempo e a distância realmente nao afetam amizades verdadeiras. Foi como se eu nunca tivesse saído de lá. E olha que já faziam 15 anos!

Conhecer a Gracie, minha sobrinha de 2 anos, foi uma delícia, assim como rever amigos antigos - a Jami e o Jason.

Também foi muito interessante rever Flora com outros olhos. É uma cidade muito pequena, eram 5.000 habitantes quando morei lá em 91/92, e que encolheu ainda mais nesses últimos anos. É uma cidadezinha do interior rural dos EUA, apesar de ter uma certa atividade industrial também. Algumas das lojas mais tradicionais fecharam, outras, de grandes cadeias chegaram (na minha época, nem McDonalds tinha!)

Mas o que foi mais gritante prá mim foi ver a pobreza da cidade. Sempre foi assim, só piorou um pouco agora... Mas só agora eu enxerguei isso. Também foi muito triste ver a realidade do desperdício, da total falta de consciência das pessoas, da exagerada produção de lixo. Eu sei que isso é "chover no molhado", todos nós sabemos como as coisas acontecem naquele país, mas ver de perto, viver essa realidade, é desolador. Vou dar só alguns exemplos (até porque, não deixam de ser uma realidade de muitas casas brasileiras também..., apenas em menor escala, talvez...) A galera chega do supermercado com tudo dentro de várias sacolas plásticas, nem pensar em sacolas reutilizáveis. Tiram tudo e... lixo. No Brasil, pelo menos, essas sacolas costumam ser reaproveitadas para ensacar o lixo de casa). Frutas e verduras também vêm ensacadas, plástico dentro de plástico - mais lixo! Essa parte é a que mais se identifica com a prática do Brasil. Na verdade, não precisamos desses plásticos! É só levar tudo solto mesmo até o caixa e, depois de pesados, guardar nas sacolas normais do supermercado - ou, melhor ainda, nas sacolas reutilizáveis que nós levamos para o supermercado! Bom, voltando para os EUA, frutas e verduras fora dos plásticos e das sacolas plásticas, vão para um ziploc - de plástico - que depois de usado vai para o lixo, ao invés de ser, no mínimo, reaproveitado. O suprimento de água da casa era todo feito em garrafinhas de 500ml de água mineral. Haja garrafa - plástica - no lixo!!!

Falar sobre alimentação, então, é até covardia, porque nem que alguém queira, não existem opções saudáveis por lá.

Claro que em tempos de internet banda larga, a informação está acessível a qualquer momento, é só buscarmos. Mas, ainda assim, senti uma total lacuna de programas educativos/informativos para a população. Tudo que a Brenda ia fazendo era simplesmente do jeito que ela aprendeu e nunca tinha visto ninguém fazer diferente. Absoluta falta de informação. Resta saber se depois de melhor informadas as pessoas iriam abrir mão da praticidade do estilo de vida delas...

Esses dias por lá também me fizeram famosa! Pelo menos em Flora - IL! Dei uma entrevista para o jornal, com direito a foto e matéria de destaque, e outra, de 25 minutos, para a estação de rádio local!

O tempo lá passou rápido e fui embora com vontade de ficar mais, mas eu tinha o mundo à minha frente para ser explorado!

Nenhum comentário: